domingo, 3 de junho de 2012

As muitas faces do Poder.


Poder, o potencial que uma pessoa tem de fazer com outras pessoas, ou que as outras façam o que ela quer e de evitar ser forçada a fazer o que não quer, é um assunto controverso, que desperta fortes reações. Enquanto o vêem como algo natural, inerente a vida das empresas, dos outros o consideram como algo ilegítimo, não nobre e prejudicial.
Poder disciplinar: com a intenção de tornar o sujeito dócil, no sentido de adestrá-lo, modificá-lo, treiná-lo, adaptá-lo e sujeitá-lo com a intenção de atingir uma maior eficiência produtiva.
Alguns exemplos: instituições fechadas e dotadas de regras, como: presídios, escolas, quartéis, fabricas...
Bio poder: corpo coletivo, ou seja, a vida das populações.
As ações políticas preocupam-se e tentam controlar: mortalidade, natalidade, longevidade, saúde pública e a proliferação de doenças.

Os homens de uma forma geral encantam-se com o poder. O poderio que almejam ponderar-se o político, o econômico-financeiro, dentre outros.


     O mérito da palavra poder (do latim potere) é literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar também, dependendo do contexto a faculdade de exercer a autoridade, a sabedoria ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio da influência ou da força.
Sugere então a seguinte afirmação: "Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê o poder a ela."

Acho que você também já ouviu falar: "Fulano antes do poder era uma coisa, agora é outra."
Há alguns que pensam que o poder é eterno e começam a pisar nas pessoas, se achando soberanos, mesmo sabendo que eles já passaram pelo o mesmo do seus subordinados, isso acontece em todas as esferas sociais, ontem hoje e sempre haverá.
O poder naturalmente corrompe os fracos, dita as regras na vida dos medíocres e pobres de conduta.
"O dinheiro muda as pessoas."
Pura mentira esta afirmação! O dinheiro não muda ninguém, ele apenas retira a máscara dos fracos, mostra a face daqueles que sempre sonhavam em fazer algo, apenas não fizeram por falta de recursos financeiros, com o dinheiro agora é possível demonstrar quem realmente elas são e do que são capazes.

O poder sobe a cabeça dos políticos, assessores, cargos executivos, policiais, entre outros tantos. Mais também não podemos generalizar esses fatos. 
Quem tem dignidade não se deixa levar por um sistema naturalmente corrupto e maléfico, há poucos exemplos de pessoas fidedignas (Jesus Cristo, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, etc..), mas essa minoria prova que só os sujos se corrompem.
Analisem a seguinte afirmação: "Não é o poder que corrompe o poder (Ulysses Guimarães)". Onde está a carne deste mal? Quantas faces possuem um homem obcecado por poder? Do que ele é capaz para chegar lá?



6 comentários:

  1. Vou trabalhar esta questão com meus alunos ! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Afirmar uma divindade que nunca se provou ter existido realmente como exemplo de pessoa fidedigna,é um equivoco absurdo, longe de sabedoria de sabedoria esse ato,mais em relação ao tema abordado no texto parabéns o melhor que achei em minhas pesquisas...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir