terça-feira, 1 de maio de 2012

O que é Liberdade?

"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meirelles)

Liberdade é poder escolher o caminho que você quer seguir, sendo responsável por suas escolhas, como os direitos do homem livre, independência, autonomia e permissão de ter conceitos corretos, sem fantasmas religiosos, políticos e entre outros.
Liberdade é também poder sentir a brisa da manhã no rosto, depois de dormir com a consciência limpa. Sentimento de ter feito algo errado. Além do respeito ao próximo, respeito a si mesmo.
Liberdade, ah como é  bom!
Agente decidir tudo sem a intromissão de ninguém, livre como um pássaro, mais é só isso? E a responsabilidade onde fica? A liberdade exige muito de nós, mais a nossa liberdade vai até onde começa a do outro, e a responsabilidade de nossos atos dobram, é fazer escolhas certas que não prejudiquem ao outro. Afinal liberdade é a capacidade de guiarmos nossas condutas, de acordo com nossa vontade, de acordo com a nossa consciência, sem sermos coagidos para isso. Não confundir liberdade com libertinagem pois ai, já estaríamos agindo em desrespeito aos costumes, e até mesmo afetando a liberdade dos outros.
Devemos sempre, ao  pensar em liberdade levar em consideração o próximo. Pois não vivemos e sim convivemos.
Importante também não confundir liberdade com livre arbítrio. Este todos temos, pois a liberdade de pensar, de escolher viver de um determinado modo. Já a liberdade é conduzir-se de acordo com tal escolha, infere-se daí o fato de termos o livre arbítrio, nem sempre significa que temos liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário